Panorama Atual do Agronegócio – Novas Estratégias de inovação no Mercado Alimentício, Supermercados e as Perspectivas de Redução Populacional Global

ALIMENTAÇÃO E A POPULAÇÃO MUNDIAL

Atualmente, no mercado em geral, tem-se observado um movimento de empresas do setor alimentício e de setores que estão inseridos na cadeia da alimentação estarem buscando soluções visando eficiência, reduzindo custos e, ainda, gerando um impacto positivo sustentável.

Essa eficiência busca atender da melhor forma a população mundial que, até então, se encontrava em exponencial crescimento, exigindo mais alimentos, preços mais atrativos, uma rede logística que dê o acesso a comida, entre outras demandas.

Hoje, o cenário é um pouco diferente, podemos enxergar alguns fatores que estão influenciando fortemente nas projeções de população mundial para o médio prazo. Entre esses fatores, o envelhecimento populacional é um dos principais, tendo uma previsão de que pessoas de 60 anos ou mais duplique até 2050, segundo a ONU.

Em 2022, em estudo divulgado pelo HSBC, o economista James Pomeroy trouxe dados e perspectivas para onde caminha os números populacionais do mundo. O principal ponto trazido no estudo é a queda drástica da taxa de natalidade nos últimos anos, o que pode se traduzir em uma redução de 10% da população mundial em 2050, tendo as taxas anuais de crescimento 0,4% nos próximos 25 anos, caso a natalidade continue caindo nesse ritmo.

Segundo Pomeroy, a pandemia do COVID-19 trouxe uma aceleração na queda dos níveis de fertilidade populacional. Na Coreia do sul, por exemplo, a taxa chegou em 0,87 crianças por mulher, sendo um nível extremo, que, se mantendo, poderá reduzir a população do país em 60% até 2100. Como consequência da redução de fertilidade, ocorreria a antecipação do pico global de população de 2080 previsto pela ONU, para 2040, tendo seguidas quedas nas décadas seguintes.

Tal panorama, mesmo que se encontre mais acentuado no momento, já está sobre o olhar dos governos mundo a fora. Contudo, as medidas tomadas para incentivo não se mostraram eficazes, sendo um sinal perigoso de que é uma questão não tão simples de ser combatida. Vale lembrar que uma redução populacional tem um impacto negativo na economia, afetando o crescimento econômico e tornando inviável algumas estruturas governamentais, uma vez que a arrecadação é afetada.

Portanto, o que as empresas, hoje, tomam de medidas para a alimentação mundial, terão a função de suprir o pico global de população, que inevitavelmente chegará em algum momento, e, garantirá a eficiência nos processos do ramo alimentício. Contudo, existe uma perspectiva de que, se essa redução populacional acontecer, a demanda cairá, tendo a possibilidade de que alguns investimentos de longo prazo, no mínimo, apresente um risco maior. Assim, o mercado de alimentos, deverá ser cauteloso e entender em que medida e para qual finalidade estão planejando investir.

VOTORANTIM JÁ OBSERVA RECEITAS SIGNIFICATIVAS COM O AGRO

O Votorantim, uma empresa brasileira diversificada e com a presença global em diversos setores, conta com um faturamento de mais de R$ 50 bilhões. A empresa levou a diversificação muito a sério, atuando com cimento, até mesmo, com suco de laranja. Nessa toada, o novo negócio da companhia são as florestas, investidas através da Reservas Votorantim.

A gestão e operação com áreas nativas, mesmo em conjunto com outras atividades do agronegócio, está no DNA da Votorantim, o que contribui com todo o ecossistema de empresas a atingir as metas de sustentabilidade, e, mais do que isso, é um negócio rentável.

Através do projeto Legado Verdes do Cerrado, a empresa utilizou uma área de 32 mil hectares no norte goiano, sendo 10,5 mil hectares destinados a gerar 50 mil créditos de carbono por ano. Em 2023, a primeira comercialização gerou quase R$ 4 milhões, com US$ 15,00 cada crédito.

A Votorantim, ainda, tem projetos no Pantanal, em que a antiga fazenda da Família Moreira Salles estará sendo convertida para gerar créditos de carbono. A Fazenda Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, promete ter mais de 10 mil hectares destinadas à atividade.

Com esses resultados, a empresa promete divulgar números em Março de 2024, já incluindo os frutos do novo negócio.

Link matéria AgFeed


CNH – CASE NEW HOLLAND DIRECIONA LIDERANÇA COM FOCO EM INOVAÇÃO

A gigante multinacional CNH Industrial, grupo dono das marcas CASE Construction Equipment e New Holland Agriculture , diante de uma perspectiva de ano desafiador, executou mudanças significativas nas lideranças do grupo. Segundo o que divulgou a empresa, o plano é focar em tecnologia e “prioridade estratégicas”, alterando a liderança sênior para uma equipe de liderança global.

A ideia é que essa reestruturação somada à recentes nomeações de cargos, impulsionem o desenvolvimento de novas plataformas de ferro e tecnologia aplicada aos produtos da companhia. Vale lembrar, que o desenvolvimento de novas tecnologias costumam ser grandes aliadas da eficiência produtiva e redução de custos no longo prazo.

As mudanças desenhadas pela companhia chegam em um momento de tensão no mercado de máquinas, em que se projeta uma queda de demanda geral. A própria CNH reduziu, ao final de 2023, 5% do seu quadro de funcionários. No Brasil, embora se projete um ano estável em 2024, a CNH e outro concorrentes como a John Deere, Fendt e Valtra Inc. , se encontram cautelosas.

Link matéria AgFeed


NESTLÉ – COMO A GIGANTE DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS ENXERGA A INOVAÇÃO

A consolidada multinacional do ramo alimentício, não se acomoda com a tradição e posição no mercado mundial e quer expandir suas fronteiras tecnológicas. O setor de inovação já destacou que se trata de um passo vital para a Nestlé .

Recentemente, a empresa já avançou nesse quesito, firmando parceria com o SENAI, em que foram investidos um montante de R$ 6.25 milhões, sendo R$ 5 milhões da Nestlé e R$ 1.25 milhões do SENAI. Não bastando tamanho investimento, foram mapeados 3000 startups, tendo sido contatadas 1000, rodado 200 projetos pilotos e implementando 60 desses em grande escala.

Entre as várias investidas do setor de inovação da Nestlé,  a empresa está mirando em tecnologias como as NFTs, tendo resgatado os históricos cards do chocolate Surpresa em NFT em parceria com a ONG Fundação SOS Mata Atlântica; e a Inteligência Artificial, em que se desenvolveu uma ferramenta comercial em que os pedidos são recomendados via IA, aprimorando a distribuição ao varejo brasileiro.

Link matéria Forbes


IA REVOLUCIONANDO A DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS – A ARAVITA CAMINHA PARA ESSA SOLUÇÃO

A foodtech Aravita, foi fundada entre 2022 e 2023, com um objetivo de revolucionar a distribuição de alimentos, em que mais de 50% dos alimentos são desperdiçados. A foodtech se propôs a resolver a dor de redes de varejo que careciam de mais assertividade nos pedidos com os fornecedores ou reposições. O intuito é reduzir custos e trazer a eficiência para as gondolas dos supermercados.

Para resolver essa demanda, a Aravita utiliza-se de IA para impedir que os alimentos adquiridos pelas redes de supermercados sejam desperdiçados ou deixem de ser comercializados na validade do produto. Para isso, o sistema cruza dados internos de comércio de cada tipo de produto, com datas comemorativas e dados externos de consumo e produção agrícola.

A Startup que já conta com um projeto piloto rodando na rede St Marche, salienta que não traz os dados ao cliente, mas sim, a decisão para ele, considerando uma projeção de demanda e um estudo de estoque, conseguindo gerar uma tomada de decisão mais assertiva.

A Aravita, com sua tese, conquistou os investidores, captando R$ 12 milhões de reais na rodada seed de investimentos. Os aportes foram liderados pela Qualcomm Ventures e pela 17Sigma, também com a participação da DGF Investimentos, Alexia Ventures, big_bets, Norte Capital, Bridge e RG Nutri. A rodada também contou com investidores anjos de renome no mercado.

Link matéria AgFeed


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