Empreendedorismo no Agronegócio: a Construção de Empresas Produtoras

Quando pensamos em empreendedorismo no agronegócio, facilmente remetemos à criação de startups e nem sempre lembramos que empresas que lideram a produção de commodities e alimentos começaram com poucos recursos e muita vontade. 

Assim, na edição de hoje apresentamos dois exemplos de empreendedorismo no setor: a SLC Agrícola S/A e o Mantiqueira Brasil .

 

SLC Agrícola: da oficina à inovação 

Bisavô da Alemanha no Rio Grande do Sul, distrito que viria a ser Nova Horizontina, começou com uma oficina de reparos de implementos agrícolas. Em 1977, no dia 3 de junho, a SLC Agrícola S/A iniciou suas atividades na região sob o nome “Agropecuária Schneider Logemann” com a compra da Fazenda Paineira no município de Coronel Bicaco (RS), voltada ao cultivo de soja e trigo.

Hoje, a SLC Agrícola é uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do país. Possui cerca de 670 mil hectares de área plantada em 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros, na região do Cerrado, e matriz em Porto Alegre (RS). Produz algodão, milho e soja e se dedica à criação de gado no modelo integração lavoura-pecuária (ILP). 

Também produz e comercializa sementes de soja e algodão sob a marca SLC Sementes. Uma das primeiras empresas do agronegócio a ter ações negociadas em Bolsa de Valores (SLCE3), a SLC Agrícola compõe alguns dos principais indicadores da B3, como o IBOVESPA, IBRX100, ICO2 e ISE, entre outros.

Bisneto de um dos fundadores, Frederico Logemann atuou anos na área financeira, sendo que nos últimos anos antes de migrar para open innovation foi o responsável pela área de relação com investidores da companhia, trouxe uma nova visão para a inovação na SLC. 

Sua primeira grande contribuição foi o programa Agro Exponencial, que transformou a empresa de uma postura reativa para uma pró-ativa “Sobre as startups que estão pipocando, não é tão fácil achá-las, mas tínhamos que criar conexões para que isso acontecesse de forma mais organizada. Então a primeira contribuição foi a criação de um programa de conexão com startups que foi o Agro Exponencial”, contou.

Este programa identifica e mapeia problemas ainda não resolvidos pela cadeia de fornecedores. Após reuniões internas, os desafios são definidos e startups se cadastram para oferecer soluções, avançando até a fase de Prova de Conceito (PoC).

Dentro da SLC, a área de inovação lançou o programa Ideias e Resultados, focado no intraempreendedorismo. Este programa incentiva melhorias contínuas a partir das ideias e execuções dos próprios funcionários, fortalecendo a cultura de inovação interna.

E como gerenciar uma fazenda com 50 km de uma ponta a outra? Com o uso intensivo de tecnologias. O Fred nos contou melhor no episódio #110 do Rural Talks. Confira!

Youtube | Spotify


Grupo Mantiqueira: das dívidas aos ovos de ouro

Leandro Pinto , Fundador e Presidente do Conselho do Mantiqueira Brasil , sempre foi um empreendedor determinado, buscando aprender com a experiência dos mais velhos. Em 1987, ele estava em uma situação financeira delicada e decidiu comprar 30 mil galinhas de um amigo, com um plano de negócios simples: 

“Galinha bota ovo todo dia. Ela botando todo dia, eu vou ter dinheiro todo dia. Tendo dinheiro todo dia, vou conseguir acalmar meus credores.”

Para fazer essa compra, Leandro vendeu um caminhão e um Fiat Uno – seus últimos bens após a falência de sua empresa anterior. Foi assim que nasceu o Grupo Mantiqueira, que hoje se destaca como uma das maiores produtoras de ovos do Brasil, alcançando o posto de maior produtora de ovos da América do Sul e 12ª do mundo. Suas 11,5 milhões de galinhas superam o número de habitantes na Bolívia. 

“Se você pegar a história dos empreendedores, a maioria nasceu do nada, teve problemas financeiros, mas a garra foi maior que a dificuldade. Com garra e determinação você supera as dificuldades”, argumentou Leandro.

No episódio #111 do Rural Talks, ele detalha a sua trajetória e relata como a determinação, o trabalho e os valores da família foram e são fundamentais para a continuidade e crescimento do negócio. Confira!

YouTube | Spotify


Startups: 

Para a edição de hoje, destacamos 3 startups de gestão que auxiliam diretamente na construção dos empreendimentos no setor: Aegro JetBov Azagros

É startup? Cadastre-se em nossa base! 

 

Aegro mira pequenos produtores para cobrir 5 milhões de hectares com seus softwares

Fundada em 2014, a Aegro desenvolveu um software de gestão para fazendas no modelo de software as a service (Saas). A plataforma é uma espécie de ‘Excel do campo’, que cuida de toda a parte financeira tradicional, mas também faz a gestão operacional do plantio e da colheita dos produtores.

Ele explicou que atualmente a startup possui mais de 5 mil fazendas utilizando soluções da Aegro diariamente. Essas propriedades somam 3,5 milhões de hectares, e a meta é atingir 5 milhões de hectares até o final de 2023.

“Começamos 2024 com 3 milhões de hectares gerenciados com a intenção de crescer 30% até o final do ano. Também queremos avançar no faturamento na mesma medida em que crescemos em área”, contou Pedro Dusso .

Leia mais na reportagem do AgFeed https://agfeed.com.br/agtech/aegro-mira-pequenos-produtores-para-cobrir-5-milhoes-de-hectares-com-seus-softwares/ 

Confira o episódio #109 do Rural Talks com Pedro Dusso no YouTube ou Spotify 


JetBov lança aplicativo com IA para otimizar gestão na pecuária de corte

JetBov , agrotech catarinense que desenvolve ferramentas para produtores de gado de corte, acaba de lançar no mercado um “chatGPT da pecuária”, tecnologia pioneira bancada por parte dos recursos recebidos pela empresa em rodada de equity crowdfunding captada no final de 2023. 

No período, a empresa fundada em Joinville captou um total de R$1,74 milhão para, além de desenvolvimento de produtos, acelerar novas estratégias comerciais e fortalecer a presença da empresa no setor, afirmou o cofundador e CEO Xisto Alves de Souza Jr . “É o momento de levarmos a pecuária para um novo patamar, cada vez mais alinhada aos movimentos do mercado”, pontua o empreendedor.

Leia mais em: https://scinova.com.br/jetbov-lanca-aplicativo-com-ia-para-otimizar-gestao-na-pecuaria-de-corte/ 


Azagros: startup que realiza a gestão agrodigital das fazendas

Formada pela CEO Silvana Vasineski e a CVO Taiuska Villa de Lima , a empresa tem como principal objetivo levar a gestão da produção agrícola para o digital de uma forma facilitada.

“Nossa plataforma utiliza a inteligência artificial para gestão Agro Digital da Produção Agrícola, ou seja, desde o planejamento de custos da produção até a colheita, realizando registros de acompanhamento de atividades agronômicas durante o plantio\ciclo produtivo, monitoramento de áreas de cultivo e fornecendo dados para comprovação da procedência da produção e certificações” — explica Villa.

Leia mais em: https://redeglobo.globo.com/rpc/realities/rocket-startup/agro-e-industria/noticia/azagros-startup-que-realiza-a-gestao-agrodigital-das-fazendas.ghtml 


Notícias relacionadas:

Terras da SLC Agrícola atingem R$ 11,5 bilhões em 2024

As terras da SLC Agrícola S/A foram avaliadas em R$ 11,59 bilhões este ano, uma valorização de 6% em relação a 2023, de acordo com a consultoria Deloitte .

Os valores foram divulgados nesta sexta-feira pela SLC Agrícola, em comunicado ao mercado, junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No ano passado as terras foram avaliadas em R$ 10,92 bilhões.

Leia mais em: https://agfeed.com.br/negocios/terras-da-slc-agricola-atingem-r-115-bilhoes-em-2024/ 


Mantiqueira investe R$ 30 milhões para promover ovos de galinhas livres de gaiolas

Mantiqueira Brasil anunciou um investimento de R$ 30 milhões em publicidade para promover a sua marca de ovos de galinhas livres de gaiolas no Brasil. O valor, segundo a companhia, é o maior já investido em marketing do setor no país.

“Esse investimento de R$ 30 milhões representa um marco significativo para a categoria de ovos no Brasil, pois será o maior aporte da história da publicidade neste setor, para consolidar a estratégia de fortalecer nossa imagem, como referência em ovos de galinhas livres”, afirma, em nota, o diretor de marketing da Mantiqueira Brasil André Carvalho .


SIAVS Talks: espaço aberto para startups aborda inovação disruptiva para a cadeia produtiva animal

ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal realizará uma nova edição do SIAVS Talks, ação voltada para startups em meio ao SIAVS – Salão Internacional de Proteína Animal , que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Com programação de apresentações no primeiro e no segundo dia do SIAVS, o SIAVS Talks reunirá startups que atuam no setor de proteína animal para apresentações em formato “talks”, em um espaço exclusivo para a ação.

Leia mais em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/granjeiros/378474-siavs-talks-espaco-aberto-para-startups-aborda-inovacao-disruptiva-para-a-cadeia-produtiva-animal.html 


Tecnologia brasileira de classificação de ovos atrai atenção de chineses

Magna é o nome da máquina classificadora de ovos 100% brasileira, que entre os dias 18 e 20 de maio, chamou a atenção dos participantes da 21ª CAHE (China Animal Husbandry Expo), em Nanchang, na China. Precursora na tecnologia das máquinas classificadoras de ovos, a Plasson do Brasil é a fornecedora da Magna para a PLASSON Ltd. China.

“Por se tratar de um equipamento extremamente tecnológico e automatizado, ele otimiza o processo de classificação de ovos, reduzindo ainda a mão de obra envolvida nos processos”, salienta Guilherme Kuerten – Gerente de Estratégia e Inovação.

Leia mais em: https://avinews.com/pt-br/tecnologia-brasileira-de-classificacao-de-ovos-atrai-atencao-de-chineses/ 


México abre mercado de genética avícola para o Brasil

O México decidiu abrir o seu mercado de genética avícola para o Brasil, segundo informação divulgada pelo Ministerio da Agricultura nesta segunda-feira (1/7).

O país é o oitavo principal destino das exportações agrícolas brasileiras, com mais de US$ 1,3 bilhão importados do Brasil nos primeiros cinco meses deste ano.

Em genética avícola, o México importou mais de US$ 850 mil em 2023. O volume, segundo o governo brasileiro, demonstra o potencial do mercado mexicano para o setor.

Saiba mais em: https://globorural.globo.com/pecuaria/aves/noticia/2024/07/mexico-abre-mercado-de-genetica-avicola-para-o-brasil.ghtml 


AGRADECEMOS A SUA VISITA NO GAFFFF

Rural Ventures entregou muito no Global Agribusiness Festival!!

Fizemos a curadoria da área de agtechs! Foram 5 meses de trabalho e cerca de 50 startups, hubs e empresas de soluções tecnológicas no pavilhão tech.

Fernando Rodrigues foi um dos palestrantes no painel Fórum Arena e contribuiu com sugestões de conteúdo sobre tecnologia.

Além disso, tivemos um estande com estúdio de podcast onde gravamos 7 episódios in loco com empreendedores e executivos do setor. Em breve, compartilhamos!

O nosso estande também foi um ponto focal de conexões do Rural Insights com quem desenvolve e aplica inovação no agronegócio. 

Agradecemos a todos que nos visitaram! E obrigada à DATAGRO também pela parceria! 

 

Agradecimento especial para AgroIbmec São Paulo por ajudar a construir a matéria desta semana.


UM CONVITE PARA VOCÊ

Já se imaginou fazendo parte do universo das Agtechs? Com muita informação, novidades, eventos, networking e muitas outras oportunidades.

Inscreva-se na  nossa newsletter corporativa: 

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp:

https://chat.whatsapp.com/KxfdyyUlQvW25pWTjsoX1Q

Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *