A Influência da Tecnologia no Agronegócio

Sabe-se que o Brasil é conhecido como “o celeiro do mundo”, mas ainda pouco se destaca como o celeiro foi “tech”, para ter o papel de liderança na produção agropecuária que tem hoje, sendo um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo. É sobre esta história que o Prof. Roberto Rodrigues conta no episódio 100 do Rural Talks. E, por ter sido uma verdadeira aula, vamos trazer alguns destaques e reflexões sobre os números na edição de hoje da newsletter Rural Insights.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a produtividade da agropecuária brasileira aumentou 400% entre 1975 e 2020. Este crescimento foi impulsionado pelo aumento da produtividade dos grãos. Entre as safras 1990/91 e 2023/24 a produção de grãos no Brasil cresceu 429%, enquanto a área plantada aumentou em apenas 108%, conforme dados da Conab-Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB.

Segundo a ABAG/RP, seriam necessários mais de 122 milhões de hectares para atingir a atual produção caso tivesse utilizado as condições tecnológicas disponíveis nos anos 1990, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Um dos grandes marcos no desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária foi a criação da Embrapa em dezembro de 1972.  O Professor Roberto Rodrigues conta que um dos primeiros passos da instituição foi a tropicalização de tecnologias empregadas em outros países. Exemplifica o caso da soja, que na década de 60 só havia 400 mil hectares da cultura no Brasil e produzia 1.200 kg por hectare, enquanto hoje produzimos 44 milhões de hectares, produzindo 3.600 Kg por hectare e em diversas regiões no país.

O uso de tecnologias tende a continuar impactando no aumento da produtividade agropecuária brasileira. O USDA possui uma projeção do aumento da produção de alimentos no mundo,  considerando o crescimento da demanda até 2026/2027. O Brasil vai liderar este aumento, com uma projeção de  41% no período, seguido pela China (15%), União Europeia (12%) e Estados Unidos (10%).

Fonte: USDA, USDA Agricultural Projections to 2026. Long-term Projections Report No. OCE-2017-1. Fev. 2017. Elaboração: FGV Agro.

No episódio, o Professor ressalta a importância geracional na adoção de tecnologias no campo, contando como foi o processo quando ele voltou para a fazenda do pai e quis empregar os conhecimentos adquiridos na universidade, como seus filhos fizeram o mesmo e como seu neto agora trás tecnologias emergentes como os drones e Inteligência Artificial para a fazenda.

Também argumenta que o mundo está enfrentando quatro desafios cruciais, que ele apelidou de “cavaleiros do apocalipse”. São estes: a segurança alimentar, segurança energética, mudanças climáticas e desigualdade social.

Como o agronegócio está relacionado com todos os desafios, o Brasil emerge como um protagonista potencial nesse cenário, já que a tecnologia está oferecendo soluções para esses quatro problemas. Segundo ele, o Brasil é um produtor agrícola sustentável e tem o potencial de derrotar esses quatro cavaleiros.

No entanto, defende que isso requer uma abordagem estratégica abrangente, com a adoção de cinco estratégias: tecnologia, políticas públicas, acordos comerciais, logística e organização. Ele enfatiza que este é um pacote que deve ser entregue com um “embrulho” de sustentabilidade, por ser horizontal aos temas.

Compreenda melhor sobre a influência da tecnologia no agronegócio na íntegra do podcast:

Assista pelo Youtube

Assista pelo Spotify

Atualmente, a ciência continua sendo um fator de grande importância para o aumento da produtividade sustentável do setor e suas aplicações práticas muitas vezes se traduzem no desenvolvimento de tecnologias emergentes pelas startups. Na edição de hoje destacamos mais três startups: a Biome4all Agro, SEED4SEED , Pattern Ag e @Symbiomics.


STARTUPS

B4A JÁ MONITOROU A MICROBIOLOGIA DO SOLO DE 500 MIL HECTARES DE LAVOURAS E CONTA COM APORTES DO FUNDO AMERICANO LIF (LAND INNOVATION FUND)

A tecnologia desenvolvida pela B4A, que antes se chamava Biome4all Agro, propõe ser uma ferramenta importante no diagnóstico para aplicação de biológicos. Por meio do sequenciamento genético, machine learning e big data, ela identifica os microrganismos benéficos, aqueles que causam doenças e chega até a recomendação do tratamento biológico mais adequado.

“Somos uma empresa de biotecnologia, nossa expertise é trabalhar com um grande volume de dados desestruturados sobre microbiologia, quando é feito o sequênciamento genético há uma gama massiva de dados sobre estes microrganismos alvo, que são fungos e bactérias e nós transformamos tudo isso em informação”, explicou o sócio fundador da B4A, Leonardo Gomes, em entrevista ao AgFeed.

Leia mais em: https://agfeed.com.br/agtech/com-foco-na-soja-do-cerrado-b4a-vai-lancar-indice-de-saude-do-solo-a-partir-do-dna/#


SEED4SEED DESENVOLVE APP QUE UTILIZA IA PARA SELEÇÃO DE SEMENTES

A SEED4SEED , uma startup sediada em Campos de Goytacazes (RJ), desenvolveu o aplicativo I4Seed, que utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar o processo de seleção de sementes, visando melhorar a produtividade agrícola. A empresa foi fundada em 2021 com foco na fenotipagem de alto desempenho e na identificação de danos visíveis nas sementes.

“Essa análise com nosso aplicativo ocorre de forma automática, semente por semente, e é gerado um relatório detalhado de todas as amostras. Todo o processo é realizado pelo software utilizando redes neurais artificiais, que é um método de IA inspirado no funcionamento do cérebro humano. Nós conseguimos reduzir o erro humano a quase zero e eliminamos a subjetividade da análise”, disse a CEO Mariá M., em entrevista à Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Leia mais em: https://fthnews.com.br/seed4seed-desenvolve-app-que-utiliza-ia-para-selecao-de-sementes/


PATTERN AG CRESCE NO BRASIL COM TECNOLOGIA PREDITIVA PARA COMBATE A DOENÇAS

A Pattern Ag, startup americana especializada em tecnologia para análise da biologia do solo, está ampliando as operações no Brasil. Com foco em soja e milho, atingiu uma cobertura  de 35 mil hectares no Centro-Oeste do país, que se somam a mais de 1 milhão de hectares monitorados nos EUA. Em 2024, a expectativa é  avançar para 200 a 250 mil hectares em terras no Brasil, expandindo geograficamente seu alcance para as regiões Sul e Sudeste.

“Nossa tecnologia está trazendo uma nova dimensão de previsibilidade para o setor agrícola, com acurácia de 90%, possibilitando a detecção antecipada de doenças nas plantações, mesmo que sem sintomas”, diz Pedro Lian Barbieri, Gerente Nacional da Pattern Ag no Brasil. O objetivo é que, antes mesmo de plantar, o produtor tenha uma visão do desafio que pode enfrentar na safra.

Lei mais em: https://www.pwc.com.br/pt/consultoria/agtech-innovation/agtech-innovation-news/materias/2024/Com-tecnologia-preditiva-para-combate-a-doencas-Pattern-Ag-cresce-no-Brasil.html


SYMBIOMICS USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PRODUZIR MICRORGANISMOS USADOS EM LAVOURAS

Fundada em 2021 por Rafael de Souza e Jader Armanhi, a Symbiomics atua gera tecnologias disruptivas à base de microrganismos naturais que pertencem aos biomas brasileiros, prospectados pela empresa durante expedições pelo país. Segundo estudos realizados pela CropLife Brasil, em conjunto com a S&P Global, o mercado de biosinsumo atingirá R$ 17 bilhões até 2030.

“Nosso departamento de P&D trabalha com o que há de mais avançado no mercado em genômica, microbioma e análise de dados, desenvolvendo soluções em nutrição vegetal, biocontrole e bioestimulantes, usadas para aumentar a produtividade agrícola com menor impacto ambiental”, afirma o COO Jader Armanhi.

Leia mais em: https://globorural.globo.com/negocios/noticia/2023/12/startups-de-biolgicos-por-inteligncia-artificial-recebe-aporte-da-tyll.ghtml


Notícias relacionadas:

COM ‘COLHEITA DE DADOS’, STARTUPS USAM IA PARA TRANSFORMAR AGRONEGÓCIO NO BRASIL

Durante séculos, os agricultores utilizaram almanaques para tentar prever padrões climáticos. Agora, uma nova geração de startups latino-americanas (Traive, TerraFirma, Inc , Agrosmart) os ajudam com ferramentas de inteligência artificial que prometem uma revolução agrícola em gigantes como o Brasil.

Leia mais em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/04/com-colheita-de-dados-startups-usam-ia-para-transformar-agronegocio-no-brasil.shtml

 


PAÍSES QUE INVESTEM EM TECNOLOGIAS AUMENTAM PRODUTIVIDADE E REDUZEM EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA AO MESMO TEMPO

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no dia 27/03/2024 evidencia a mudança tecnológica como um elemento crucial tanto para o crescimento econômico quanto para o avanço sustentável do setor agropecuário. A pesquisa “Sustentabilidade produtiva e efeito poupa-florestas na agricultura: um comparativo internacional” apresenta indicadores de Produtividade total dos fatores (PTF) e o efeito de poupança florestal (EPF), que analisam o desempenho da produtividade na agricultura com base no valor das exportações agroexportadoras, analisando países como Estados Unidos, Holanda, Brasil, Alemanha, França, China, Itália, Canadá e Bélgica.

Com base nos resultados, esse efeito tem sido particularmente significativo no Brasil, que poupou quase metade (43,2%) de seu território entre 1990 e 2020, seguido pela Espanha (20,4%) e pelos Estados Unidos (8,9%). Comparativamente aos demais países analisados, o Brasil apresentou melhores indicadores de produtividade, o que, indiretamente, contribui para a sustentabilidade.

Leia mais em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/14989-paises-que-investem-em-tecnologias-aumentam-produtividade-e-reduzem-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-ao-mesmo-tempo


PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA SAFRA 2023/24 CHEGA A 713,2 MILHÕES DE TONELADAS, A MAIOR DA SÉRIE HISTÓRICA

A produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2023/2024 registra 713,2 milhões de toneladas e estabelece novo recorde na série histórica acompanhada pela Conab-Companhia Nacional de Abastecimento. O volume representa um aumento de 16,8%, quando comparado ao ciclo passado, como aponta o 4º Levantamento sobre a cultura divulgado, na última quinta-feira (18), pela Companhia. De acordo com o boletim, a área colhida também registrou um leve crescimento de 0,5%, estimada em 8,33 milhões de hectares, enquanto que o rendimento médio teve um incremento de 16,2%, saindo de 73.655 quilos por hectare para 85.580 kg/ha.

Leia mais em: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/5489-producao-de-cana-de-acucar-na-safra-2023-24-chega-a-713-2-milhoes-de-toneladas-a-maior-da-serie-historica


AGROCONSULT VÊ MAIS SOJA QUE O PREVISTO NO BRASIL

Com imagens de satélite, e após as análises de campo colhidas pela expedição Rally da Safra, a Agroconsult passou a estimar uma área plantada de soja no país nesta safra 2023/24 de 46,4 milhões de hectares, 753 mil a mais do que calculava anteriormente e com aumento de 1,2 milhão de hectares em relação ao número da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso, a consultoria ajustou sua previsão para a colheita da oleaginosa para 156,5 milhões de toneladas, 4,3 milhões acima de sua última previsão e volume 6,5% superior ao que consta no mais recente relatório da estatal vinculada ao Ministério da Agricultura – 146,9 milhões de toneladas, ante 154,6 milhões em 2022/23, um novo recorde.

Leia mais em: https://www.infomoney.com.br/business/agroconsult-ve-mais-soja-que-o-previsto-no-brasil-e-poe-conab-em-xeque/


VEM AÍ: XXIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CAFÉ

O Seminário Internacional do Café – Santos Brasil é um evento bienal que reúne especialistas, produtores, pesquisadores e representantes da indústria de café de todo o mundo para discutir os desafios e as tendências do setor.

O evento é organizado pela Associação Comercial de Santos , em parceria com diversas entidades do setor e conta com a participação da Cafés Cooxupé, Colcafé S.A.S., Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Cocatrel – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, Coocacer Araguari, COCAPEC, entre outras.

Estamos com uma condição exclusiva para startups participarem do evento. Entre em contato conosco!


RURAL SUMMIT COLOCA AGTECHS E INVESTIDORES FRENTE A FRENTE

As inscrições para a segunda edição de 2024 do Rural Summit estão quase acabando! Organizado por Arara Seed, Rural Ventures e The Yield Lab LATAM, o evento acontece dia 2 de maio, em Ribeirão Preto, SP, contando com parceiros como Cubo.network Agro, São Martinho, os principais hubs do país e a cobertura oficial AgFeed.

Prepare-se para muitas oportunidades de conexão com os avanços tecnológicos que estão transformando o mundo agro!


Agradecimento especial para AgroIbmec por ajudar a construir a matéria desta semana.


E MAIS UM CONVITE PARA VOCÊ

Já se imaginou fazendo parte do universo das Agtechs? Com muita informação, novidades, eventos, network e muitas outras oportunidades.

Agora você pode, siga o link e saiba mais:

https://airtable.com/apptrfMhcNcnGABWS/shrfhQlqtzxjH0QBk

Faça parte também da nossa comunidade no Whatsapp:

https://chat.whatsapp.com/KxfdyyUlQvW25pWTjsoX1Q

Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *